terça-feira, 7 de agosto de 2012

ACERVO - DACTAR Clone do Atari 2600

Doação da Prof. Carla Catarina.

Ainda não tive tempo de testar. Em breve farei novos comentários.

É o primeiro aparelho "NA CAIXA" que recebi como doação. =)

Acompanha o console, fonte, caixa seletora TV-Game, cartucho 4 em 1, um joystick com manche e outro com defeito sem a alavanca, apenas a base.






---

Atualização em 02-07-2012

Hoje desmontei o aparelho para fazer a limpeza. Apesar de ter uns 30 anos, estava impecável, pouquíssima poeira, sem arranhões. O cabo para ligar na tv estava todo enrolado DENTRO do console. Coloquei-o pra fora e ganhei mais de um metro no comprimento. O conector do cabo não passava na abertura da carcaça e como não tenho ferro de solda, decidi não mexer. Fiz apenas limpeza com pano úmido na parte inferior. A tampa superior eu consegui lavar com detergente para tirar o excesso de poeira que não saiu só com pincel.

Tive dificuldade para abrir o controle e acabei quebrando algumas travas plásticas por não ter a chave adequada, mas fechou normalmente apenas com os parafusos. Achei interessante que nesses controles não tem as tradicionais borrachas de contato. O contato é feito por pequenas chapas de metal presentes na própria placa. O botão superior do controle que tem alavanca está danificado, faltando o pino de contato. Tentei colar uma ponteira plastica mas não segurou, assim o botão (amarelo) ficou desativado.

Aparentemente está tudo OK. Só a fonte que não tem o conector. Vou tentar resolver isso o quanto antes para poder testá-lo.





(Sujinho, mas nem tanto! Cabo bem curto antes de abrir.)


(Não tem borrachas! O contato é feito por plaquetas de metal soldadas na placa de circuito)


(travas quebradas por não ter a chave certa para abrir)





(pino de contato quebrado)



(cabo enrolando dentro do videogame)




(Resultado final. Limpo e com cabo bem mais longo.)


(resultado final)

--- ATUALIZADO EM 07/08/2012 ---

Levei o aparelho em uma eletrônica e o técnico afirmou que não há como recuperar o aparelho, pois não existem mais disponíveis no mercado os circuitos necessários para realizar o conserto. ='(

5 comentários:

  1. Rapaz, que legal!!! Eu tenho um que comprei semana passada...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog! Pensei que eu era o único mossoroense ligado em games antigos.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um guardado que acho q ainda funciona quem tiver enteressado estou vendendo com algums jogos

    ResponderExcluir
  4. Kennedy Moreira 04/01/16
    Galera vocês não vão acreditar!!!
    Achei um desse no lixo, eu estava indo para o trabalho no dia 02/01/16 ao passar enfrente um galpão de coleta de materiais recicláveis que naquele horário ainda estava fechado, havia na porta alguns sacos pretos para lixo porém, cheios de papeis e garrafas. Bem debaixo de um dos sacos aparecendo só uma parte estava essa preciosidade, confesso que no primeiro momento achei que se tratava apenas de uma carcaça depois de uns dez passos de distância para minha sorte resolvi voltar e dar uma olhadinha quando levantei o saco que estava sobre o videogame meu coração disparou não acreditando em que meus olhos viam, bem ali no "lixo" porém intacto o meu maior desejo de infância, estava o videogame com a caixa original as duas alavancas e para completar esse presente de Natal haja vista que o encontrei sete dias após 25 de Dezembro 2015 estava junto um cartucho de 04 jogos.Só quando cheguei em casa vi que faltava a fonte então não pude testa lo ainda, mas em quanto isso vou limpar como fez o nosso amigo aqui do blog.

    ResponderExcluir