sexta-feira, 27 de julho de 2012

Especial - As Olimpíadas e os Videogames

Este é o primeiro post especial do Museu do Videogame de Mossoró.

Nele abordamos diversos jogos com o tema Jogos Olímpicos, que foram lançados ao longo dos anos em diversas plataformas.

ATARI 2600

Decathlon - Desenvolvido pela Activision, este jogo reúne 10 provas de atletismo que podem ser disputadas por até 4 jogadores em turnos alternados.


Esportes100 metros rasos, salto em distancia, arremesso de peso, 110 metros com barreiras, lançamento do disco, lançamento de dardos, 400 metros rasos, salto com vara, salto em altura, 1500 metros rasos. 


Comentários: Este jogo ainda hoje é muito divertido e na época trouxe duas características raras nos jogos de: diferentes modalidades e múltiplos jogadores. A garotada ficava em frente a TV reversando o controle para ver quem era o mais rápido na corrida, ou quem saltava mais alto com a vara. Não é bem um jogo de olimpíadas, mas é o que havia de mais parecido na época.

Vídeo:


Comentários finais: O jogo não recebe nota 10 por ter provas muito parecidas. Outro ponto negativo é que para fazer o personagem correr, é preciso agitar rapidamente o controle para a esquerda e para a direita, causando muitas vezes danos irreparáveis ao mesmo. ='(

---

NINTENDO 8 BITS

Gold Medal Challenge '92 - Aproveitando as atenções voltadas para as Olimpíadas de Barcelona, a Capcom lançou este jogo em que é possível competir num torneio ou treinar os esportes individualmente. Possui opção para até 8 jogadores, em turnos alternados. O jogador também pode escolher a nacionalidade do personagem. Os recordes são salvos na memória do cartucho.


Esportes: Atletismo (100, 200 e 400 m rasos, revesamento 4 x 100, salto em distância, salto em altura, salto triplo, 110 metros com barreiras, arremesso de peso, arremesso de dardo, maratona), Natação (100m costas, 100m peito, 100m borboleta, 100m livres, 200m medley), Levantamento de peso, Ginastica Olímpica (salto sobre o cavalo).


Comentários: Para fazer o personagem correr, nadar ou se movimentar em outras provas, era preciso apertar alternadamente os botões A e B no controle. Quem tinha controle turbo podia deixar os dois botões pressionados e o boneco corria feito um foguete! Essa "manha" foi penalizada games futuros, fazendo o personagem tropeçar quando se apertava os botões juntos.

Vídeo:


Comentários finais: Para quem só conhecia o Decathlon do Atari, este jogo trouxe inúmeras inovações e novos esportes. Também possui algumas animações divertidas, como os personagens ofegando após uma prova de corrida e cerimônia de premiação.

---

MASTER SYSTEM

Olympic Gold 1992 - Este jogo inaugurou as publicações oficias do comitê olímpico nos videogames. Com versões para Mega Drive, Game Gear e Master System, a SEGA saiu na frente e garantiu aos proprietários de seus consoles uma boa experiência com esportes.


Esportes: 100 metros rasos, arremesso de martelo, arco e flecha, 110m com barreiras, salto com vara, natação 200 metros livres, saltos ornamentais.


Nota: ??

Comentários: Eu não joguei a versão de Master, apenas a versão do Mega Drive. Gostei muito dos esportes arco e flecha e saltos ornamentais, até então novidade nos consoles.

Vídeo:


Mais info: http://en.wikipedia.org/wiki/Olympic_Gold

---

MEGA DRIVE / SUPER NINTENDO

Olympic Summer Games Atlanta 1996 - A geração 16 bits também teve bons jogos sobre olimpíadas. O Mega Drive teve, além do game de 92, um jogo em 96. Há melhorias visíveis em relação ao game anterior, tanto nos gráficos quanto na jogabilidade. Também há versão para Super Nintendo e Game Boy.



Esportes: atletismo (100 metros, 110 metros com barreiras, salto com vara, salto em altura, salto em distância, salto triplo, arremesso de disco, arremesso de dardo), arco e flecha, tiro ao alvo

Vídeo:


Comentários: Aqui a novidade é o tiro ao alvo, onde pratos são arremessados ao ar e você deve acertá-los com uma espingarda. Não joguei esse game. Nesta época eu estava dando maior atenção aos jogos de computador.

Mais info: http://en.wikipedia.org/wiki/Olympic_Summer_Games_(video_game)

---

PLAYSTATION / DREAMCAST / PC

Sydney 2000 - Lançado para Playstation, Dreamcast e PC, agora era possível competir visualizando gráficos "realistas" em 3D.


Esportes: Atletismo (100m, 110m com barreiras, dardo, martelo, salto triplo, salto em altura), tiro ao alvo, levantamento de peso, natação (100 metros livres, saltos ornamentais), ciclismo, caiaque.


Vídeo:


Comentários: Não joguei, mas gostaria de ver a prova de ciclismo.

Mais info: http://en.wikipedia.org/wiki/Sydney_2000_(video_game)

---

PLAYSTATION 2 / PC


Athens 2004 - O game possui ótimos gráficos 3D e para manter a qualidade foi lançado apenas para Playstation 2 e PC, pois eram as únicas plataformas capazes de reproduzir.



Esportes: atletismo (100m, 200m, 400m, 800m, 1500m, 110m com barreiras, salto em distância, salto triplo, salto em altura, salto com vara, disco, dardo, peso), natação (100m peito, borboleta, costas, borboleta), ginástica (solo, argolas, salto sobre o cavalo), equitação, levantamento de peso, arco e flecha, tiro ao alvo.



Vídeo:




Comentários: Aqui a grande novidade são provas exclusivas masculinas e femininas e a quantidade de nacionalidades disponíveis (64 ao todo). Achei interessante a prova de ginástica no solo, que usa a mesma modalidade do Dance Dance Revolution (jogo de dança). Há também uma grande variedade de esportes, o que contribui para que o jogador passe mais tempo diante da telinha.

---

PLAYSTATION 3 / XBOX 360 / PC


Beijing 2008 - Não há o que comentar além dos excelentes gráficos e as dezenas de provas disponíveis. Finalmente chegamos a uma época em que os jogos beiram a realidade, bem como a movimentação dos personagens (que usa tecnologia de captura de movimento).


Esportes: corrida (100m, 200m, 400m, 800m, 1500m, 100/110m com barreiras), atletismo (salto em altura, vara, distância, triplo, arremesso de peso, disco, martelo e dardo), natação (100m livres, peito, costas, borboleta, saltos ornamentais), ginástica (barras paralelas, salto sobre o cavalo, argolas, solo, barras assimétricas, trave), tiro (3 modalidades), arco e flecha, levantamento de peso, ciclismo, caiaque, judô e tênis de mesa..... UFA!



Comentários: É um jogo que se pode jogar por diversas semanas seguidas sem enjoar.

Vídeo:






---

London 2012 - A versão relativa as Olimpíadas deste ano traz alguns esportes diferentes, o gráfico está ainda melhor e a diversão está garantida.


Esportes: A maioria dos que estão no game de 2008 e mais estes: Remo e Volei de praia.

Vídeo:




---

NINTENDO WII / DS / 3DS / PSP


Mario & Sonic at the Olympic Games (2008/2012)O Nintendo Wii não consegue fazer gráficos tão bons quando o do Playstation 3 e XBOX 360, então a saída foi utilizar personagens animados dos jogos da Nintendo e Sega e colocá-los competindo nas provas olímpicas.






Esportes: Há diversos esportes de atletismo, e outros como peteca, futebol, equitação, natação, tênis de mesa. Há também esportes alternativos que se passam em fases de jogos do Mario e do Sonic.

Vídeo:



Comentários: Joguei a versão 2012 do Wii e achei excelente. O controle de movimento do Wii introduz uma excelente jogabilidade na maioria dos esportes. Você também fica cansado de tanto sacudir o braço para correr =) Vale muito a pena jogar com os amigos. Dá para usar os Miis (personagens que são criados para representar você mesmo no mundo virtual) ou os personagens dos games. Esses últimos possuem características diferentes que torna cada um melhor para uma determinada prova, ex. Sonic é melhor para as corridas, Donkey Kong é melhor para os arremessos, etc.

---


OUTROS JOGOS


Além dos Jogos Olímpicos de cada 4 anos, existem também os Jogos Olímpicos de Inverno. Há versões de Salt Lake 2002 para Playstation 2, PC e Gameboy Advance; Torino 2006 para Playstation 2, XBOX e PC;  e Vancouver 2012 para Playstation 3, XBOX 360 e PC. Mas esses ficam para outro especial.


FONTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário